Proposta

Nossa escola se preocupa em preparar seus educandos para uma realidade que se transforma a cada dia e que exige pessoas versáteis, solidárias, responsáveis, éticas, capazes de conviver com a diversidade, que dominem as tecnologias da informação e que estejam dispostas à aprendizagem contínua. Por isso, nossa proposta pedagógica está centrada no ensino de alto nível, no desenvolvimento de competências e habilidades, no estímulo à leitura, à escrita, ao raciocínio, à criatividade e à reflexão crítica.

O caráter formativo da escola faz dela um lugar privilegiado da constituição de seres autônomos, singulares e ao mesmo tempo cooperativos. Neste sentido, a escola não funciona apenas como transmissora de informações, mas como promotora da integração entre as experiências dos alunos de modo que eles não só adquiram novos conhecimentos como também possam desenvolver sua capacidade de aprender.

Outro aspecto importante, e que deve ser preservado no processo de ensino e aprendizagem, é o desejo de conhecer e saber. Incentivar a curiosidade em aprender é um objetivo permanente em nossa prática educativa. Isto se consegue através de intervenção pedagógica que proponha aos alunos situações desafiadoras e sintonizadas às suas capacidades e necessidades cognitivas. Nesta concepção, são desenvolvidas atividades e projetos, cujo objetivo é estimular o aluno a estabelecer trocas com seus grupos sociais: família, professor e colegas; a fim de que possam desenvolver sua capacidade de aprender.

Nessa prática, a mudança do papel do professor é fundamental; de mero transmissor a mediador da aprendizagem. É o professor que procura ajustar o ritmo, readequar metas, auxiliar nas decisões comuns, aproximar as pessoas, validar os encaminhamentos e sugerir alternativas. Além disso, o aluno passa de mero espectador a participante do processo de construção do conhecimento.