Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II marca uma nova e importante etapa na vida acadêmica dos alunos. As mudanças que ocorrem neste segmento são evidenciadas pelos seguintes aspectos: novas áreas de conhecimento; professores diversificados; aumento das responsabilidades; busca contínua de maior autonomia; transição da infância para a pré-adolescência. Os alunos intensificam e aprofundam a sistematização dos conhecimentos cujas bases foram lançadas nos segmentos anteriores

Para a formação de um aluno critico, autônomo e criativo, não basta apenas um trabalho com os conteúdos conceituais. Assim, a escola assume também como função o desenvolvimento de outras competências traduzidas nos conteúdos de natureza procedimental e atitudinal.

Atualmente, com o excesso de informação disponível e de fácil acesso, é preciso saber utilizar e aplicar bem o conhecimento que está ao seu alcance. Para isso, uma das tarefas fundamentais da escola e ajudar o aluno a dar sentido aquilo que aprende. Os conteúdos passam a ter significado na medida em que o aluno descobre o uso que pode fazer deles.

Interagir com o conhecimento e com os colegas, promovendo a construção de um saber coletivo, propiciará a formação de um ser humano mais ético e vinculado ao grupo social do qual faz parte.